quinta-feira, 10 de setembro de 2020

QUEM FOI BARNABÉ?


QUEM FOI BARNABÉ?


Barnabé foi um dos homens mais esclarecidos dentre os que militaram no seio da primitiva igreja cristã de Jerusalém. Todas as ideias avançadas que ali surgiram foram por ele apadrinhadas, pois era um homem de mente arejada. Idealizava e esforçava-se para tornar o Cristianismo acessível a todos.

Quando Paulo de Tarso chegou a Jerusalém, após o episódio na Estrada de Damasco, a sua presença trouxe vastas preocupações aos discípulos de Jesus. Estes últimos duvidavam da conversão repentina do grande perseguidor dos Cristãos, por este motivo, todos o temiam.

Quando Barnabé soube da presença de Paulo em Jerusalém, procurou-o e trouxe-o para ser apresentado aos demais discípulos, fazendo um persistente trabalho de persuasão, no sentido de ver o jovem tarsense admitido entre os cristãos. Quando chegou ao conhecimento dos apóstolos que alguns dentre aqueles que haviam fugido por causa de perseguições estavam em Chipre e na Antioquia, em plena divulgação das ideias cristãs aos gregos, ficaram apreensivos e entristecidos e resolveram enviar Barnabé à cidade de Antioquia, a fim de advertí-los.

Quando Barnabé chegou, no entanto, aprovou e alegrou-se com todo o trabalho que estavam a desenvolver, tendo mesmo exortado a todos que permanecessem naquele propósito. Chegando ao seu conhecimento que Paulo permanecia apático e marginalizado na cidade de Tarso, foi buscá-lo, levando-o também até Antioquia. Ao tomar essa atitude, conseguiu conquistar aquela alma vibrante e cheia de entusiasmo que apenas aguardava a sua hora, para dar início ao seu trabalho colossal. Barnabé passou a assessorar Paulo, de tal forma que foi, igualmente, um sustentáculo no início de uma das mais magistrais obras que os homens têm conhecimento.

Durante um ano inteiro estiveram unidos Paulo e Barnabé, numa colaboração estreita, ativa e persistente. Elevando a comunidade cristã de Antioquia a uma altura a que nenhuma outra igreja tinha até então chegado. Isso fez com que os seguidores do Cristo fossem, pela primeira vez, chamados cristãos, pois até então eram conhecidos por fiéis, irmãos, discípulos, santos, crentes ou nazarenos.

Juntos, prosseguiram rumo a Jesus, na divulgação do Evangelho que confortava, imensamente, os seus corações.

Sem comentários:

Enviar um comentário