QUAL O PAPEL DOS EDUCADORES ESPÍRITAS?
Para muitos, o conceito "ser espírita", resume-se a atitudes e comportamentos superficiais mas, na verdade, ser espírita, na verdadeira acepção da palavra, é, tal como nos diz Allan Kardec, tendo consciência dos ensinamentos que presidem ao Espiritismo, fazer um esforço constante para domar as más inclinações.
Esse trabalho interior é diário e não tem momentos de pausa.
O nível de responsabilidade está diretamente ligado ao grau de conhecimento.
Por isso, onde quer que nos encontremos, a nossa postura será determinante para a nossa consciência e exercerá influência nas vidas que connosco se cruzarem, seja na vida familiar, no círculo de amigos, conhecidos ou no local de trabalho.
Por outro lado, aqueles que lidam, diariamente, com crianças e jovens, têm responsabilidades acrescidas, uma vez que estão a contribuir para a formação de carácteres.
“Ser espírita, na acepção plena da palavra, é engajar-se num processo de auto-educação.
Estar em processo de auto-aperfeiçoamento é requisito básico do educador.”
“O educador espírita, porém, poderá e deverá exercer a sua tarefa com quaisquer crianças ou adultos. Se a verdadeira Educação se dá quando se desperta um processo evolutivo no educando, este processo poderá ser desencadeado em qualquer ser humano, tenha ele a cultura que tiver, seja ele partidário de que religião for.”
“A influência benéfica de um educador, consciente do seu mandato, poderá imprimir-se em qualquer educando.
No relacionamento com pessoas não espíritas, o educador espírita saberá exercer a sua tarefa, sem impor as suas convicções.”
“A Educação Segundo o Espiritismo”, Dora Incontri
“Não basta ensinar à criança os elementos da Ciência. Aprender a governar-se, a conduzir-se como ser consciente e racional, é tão necessário como saber ler, escrever e contar: é entrar na vida armado não só para a luta material, mas, principalmente, para a luta moral. É nisso em que
menos se tem cuidado.”
“Depois da Morte”, Léon Denis
“Como o Espiritismo não é uma doutrina individualista, no sentido de descomprometer o ser humano de deveres para com o próximo – ao contrário, elege na caridade o seu princípio máximo – quem está em processo de melhorar-se a si mesmo, tem o dever moral de exercer uma tarefa pedagógica com todas as criaturas que o cercam.”
“A caridade máxima que o espírita deve procurar realizar como ideal de vida não é apenas o assistencialismo social, respeitável e necessário, mas limitado e superficial, é sim a caridade da Educação. Elevar, transformar, despertar consciências, contribuindo para a mudança interna dos homens – que redundará também numa revolução externa – esta deverá ser a meta de todo o espírita.”
“A Educação Espírita”, Dora Incontri
“Instruamos a juventude, esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemos-lhe a despojar-se das suas imperfeições.
Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores.”
“Depois da morte”, Léon Denis
Inspiremo-nos em exemplos como:
PESTALOZZI
“Tornou-se mais que um professor, um verdadeiro pai para as crianças que ele cuidava, amava e educava.
Organizou grupos de trabalhos manuais, ensinou linguagem, levando as crianças a expressarem-se correctamente, a escreverem, e a terem noções de matemática, de ciências, prática agrícola e evangelização.”
“À noite, Pestalozzi, contava a parábola do bom samaritano, exaltando as virtudes cristãs. Era a aula de evangelização e Pestalozzi baseava-se no Evangelho de Jesus.”
“Pestalozzi”, Walter Oliveira Alves
“O lema: Trabalho, Solidariedade e Tolerância seria adaptado pelo Codificador a partir da tríade de Pestalozzi, emérito educador, que afirmara ser o êxito da educação consequência de três elementos básicos: Trabalho, Solidariedade e Perseverança.”
“Dimensões Espirituais do Centro Espírita”, Suelly Caldas Schubert
“«O Livro dos Espíritos» é um manual de Educação Integral oferecido à Humanidade para a sua formação moral e espiritual na Escola da Terra.”
“Pedagogia Espírita”, José Herculano Pires
“Uma nova educação baseada nos ensinamentos do Mestre de Nazaré. Cujos frutos saborosos e eficientes estão em personalidades como Pestalozzi que indicava a educação pelo Amor do homem integral.”
“Educação Espírita”, Heloísa Pires
“É através da educação que as gerações se transformam e se aperfeiçoam.”
“Depois da Morte”, Léon Denis
Todos temos responsabilidades e influenciamos a vida uns dos outros.
“A cada um a sua missão, a cada um o seu trabalho.”
Fénelon, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Allan Kardec – Capítulo I
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