quarta-feira, 5 de agosto de 2020

O ARREPENDIMENTO


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, nuvem, oceano, lusco fusco, ar livre e natureza

O ARREPENDIMENTO

“990. O arrependimento dá-se no estado corporal ou no estado espiritual?”

“No estado espiritual; mas, também pode ocorrer no estado corporal, quando bem compreendeis a diferença entre o bem e o mal.”

“O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec

Este assunto é tratado em várias obras da Codificação Espírita. Hoje, vamos refletir em torno desta questão e mais à frente iremos aprofundá-lo.

Um dos propósitos da Justiça Divina é reparar o mal.
Como poderíamos melhor entender a Justiça Divina sem a primeira etapa, isto é o arrependimento?

Temos a oportunidade do arrependimento onde quer que nos encontremos. A partir daí, o nosso mundo íntimo é tocado pela consciência e surge o arrependimento, ao invés do remorso, uma vez que este último, etimologicamente é um sentimento de aflição ou tristeza. O arrependimento não funciona de forma negativa. Bem pelo contrário. Age construtivamente, ajudando-nos a avançar.
É esta a primeira etapa.

Quando o arrependimento se dá no plano espiritual, o olhar com que observamos as circunstâncias e os nossos actos é mais amplo e isso ajuda-nos a perceber quão necessário é regressar para fazer um novo caminho.

Ainda assim, podemos atalhar caminho e iniciarmos um novo trajecto, desde já, olhando para nós mesmos, com sinceridade, corrigindo as ervas daninhas que possam existir.

Sem comentários:

Enviar um comentário