PORQUE DEUS CONCEDE A RIQUEZA A PESSOAS INCAPAZES DE FAZÊ-LA FRUTIFICAR?
Apercebemo-nos de várias situações em que a riqueza está em mãos, aparentemente, inaptas à sua propagação. Como é que Deus permite que assim aconteça?
A obra "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Allan Kardec, aborda, com muita propriedade, o tema da riqueza e da pobreza.
Vejamos o seu capítulo 16:
"Ainda aí está uma prova da sabedoria e da bondade de Deus. Dando-lhe o livre-arbítrio, quis ele que o homem chegasse, por experiência própria, a distinguir o bem do mal e que a prática do primeiro resultasse de seus esforços e da sua vontade. Não deve o homem ser conduzido fatalmente ao bem, nem ao mal, sem o que não mais fora senão instrumento passivo e irresponsável como os animais."
“A riqueza é um meio de experimentá-lo moralmente, mas como, ao mesmo tempo, é poderoso meio de ação para o progresso, não quer Deus que ela permaneça longo tempo improdutiva, pelo que incessantemente a desloca.
Cada um tem de possuí-la para se exercitar em utilizá-la e demonstrar que uso sabe fazer dela."
“Sendo, no entanto, materialmente impossível que todos a possuam ao mesmo tempo, e acontecendo, além disso, que, se todos a possuíssem, ninguém trabalharia, com o que o melhoramento do planeta ficaria comprometido, cada um a possui por sua vez.”
Sem comentários:
Enviar um comentário