"Foge aos prazeres aviltantes, às discórdias e às vãs agitações da multidão. Não é nas discussões estéreis, nas rivalidades, na cobiça das honras e bens de fortuna que encontrarás a sabedoria, o contentamento de ti próprio; mas, sim, no trabalho, na prática da caridade, na meditação, no estudo concentrado em face da Natureza, esse livro admirável que tem a assinatura de Deus."
"Viemos preparados para a vitória. Não existe um indivíduo que não apresente possibilidade de vitória. Mas o “orai e vigiai” de Jesus é indispensável, para vencermos as nossas dificuldades." ("Educar para ser feliz", Heloísa Pires)
"É indispensável converter o coração, à luz do Senhor, para que, como ensinamentos vivos de Cristo, sejamos, em qualquer parte, a sua mensagem palpitante de amor." (Emmanuel em "Confia e Serve", Espíritos Diversos/Francisco Cândido Xavier e Carlos A. Baccelli)
"Para seguirmos na vida com passo firme, para nos preservarmos dos desfalecimentos e das quedas, é preciso uma convicção robusta, uma fé que nos eleve acima do mundo material: é necessário ver-se o alvo e para ele nos encaminharmos. A mais segura arma no combate terrestre é uma consciência reta e esclarecida" ("Depois da Morte", Léon Denis)
"Todos somos necessitados do auxílio do Senhor, seja qual for a faixa evolutiva em que transitemos. Desse modo, auxiliemos!" ("Nas Fronteiras da Loucura", Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Pereira Franco)
"Lembra-te de que a vida é curta. Enquanto ela durar, esforça-te por adquirir o que vieste procurar neste mundo: o verdadeiro aperfeiçoamento. Possa teu ser espiritual daqui sair melhor e mais puro do que quando entrou."
"Onde estiveres, não te esqueças de que o bem necessita de ti como instrumento para manifestar-se e não cruzes os braços, como se nada tivesses a ver com o que acontece ao teu redor." ("Confia e Serve", Espíritos Diversos/Francisco Cândido Xavier e Carlos A. Baccelli)
"É preciso se instale no homem a compreensão de sua necessidade de auto-domínio, acordando-lhe as faculdades de disciplinador e renovador de si mesmo, em Jesus-Cristo." ("Caminho, Verdade e Vida", Emmanuel/Francisco Cândido Xavier)
"Não abandonemos a estrada firme e reta; não deixemos que a paixão nos faça escorregar pelos declives perigosos que poderiam conduzir-nos à bestialidade; encaminhemo-nos com ânimo robustecido para o bem."
"Quando vos atingir um motivo de dor ou de contrariedade, tratai de elevar-vos acima das circunstâncias." ("O Evangelho Segundo o Espiritismo", Capítulo 5 «Bem-Aventurados os Aflitos», Allan Kardec)
"Interiorizarmo-nos na oração, vivendo cada vez mais a plenitude da vida por dentro, faculta-nos observar o que somos, quem somos e o que realmente está acontecendo nas nossas vidas."
("Renovando Atitudes", Hammed/Francisco do Espírito Santo Neto)
"A caridade moral deve abranger todos os que participam da nossa existência neste mundo. Utilizemos a compaixão com esses que têm sucumbido na luta das paixões e foram desviados para o mal. Porventura sabemos quais as fases cruéis por que eles passaram, quais os sofrimentos que suportaram antes de falir? Teriam essas almas o conhecimento das leis superiores como sustentáculo na hora do perigo? Lembremo-nos de que a responsabilidade é proporcional ao saber e que muito será pedido àquele que já possui o conhecimento da verdade." ("Depois da Morte", Léon Denis)
"Senhor, guia-nos ao bem, de forma que as nossas mãos cultivem, em Teu nome, as sementes da esperança e da paz em todos os corações." ("Confia e Serve", Espíritos Diversos/Francisco Cândido Xavier e Carlos A. Baccelli)
"Aceita a responsabilidade em tuas mãos ou as provas que o tempo te trouxe por trabalho que Deus te confia, trabalhando e servindo, compreendendo e auxiliando aos outros, por amor a Deus. O amor a Deus se te fará luz no coração, fazendo-te viver ao sol do porvir." ("Ceifa de Luz", Emmanuel/Francisco Cândido Xavier)
"Onde estiveres, não permitas que o mal conte com o teu apoio para se propagar." ("Confia e Serve", Espíritos Diversos/Francisco Cândido Xavier e Carlos A. Baccelli)
"Nossa transformação moral deve começar de dentro, e não de fora. Deve ser uma transformação para Deus ver, não para os homens verem." ("O Infinito e o Finito", José Herculano Pires)
"Nas horas difíceis de nossa vida, nunca estamos sós. Deus e Seus Mensageiros sempre velam por nós, dando-nos forças, para libertar-nos das fraquezas morais." ("Educação Espírita", Heloísa Pires)